Descobrimento da América

12/10/2019
O Dia do Descobrimento da América é celebrado em 12 de outubro.

Nesta data, se recorda a chegada do navegador Cristóvão Colombo ao continente americano.

Com três caravelas, Santa Maria, Pinta e Nina, Colombo partiu da Espanha em agosto de 1492 e chegou às Bahamas em 12 de outubro de 1492. Ainda esteve em Cuba, Haiti e São Domingos.

Essa viagem mudaria para sempre o curso da história da humanidade, pois novos povos, culturas, alimentos e climas seriam conhecidos pelos europeus.

Por outro lado, os povos indígenas que habitavam no continente sofreram todo tipo de maus-tratos, perderam suas terras e foram relegados a segundo plano na nova sociedade que nascia.

Encontro de Dois Mundos

Origem da Data do Descobrimento da América no Brasil

Na Primeira República, o 12 de outubro era feriado, a fim de serem recordados os laços de fraternidade entre os povos.

Mais tarde, com o governo de Getúlio Vargas (1930-1945), o feriado foi abolido e a data foi perdendo a importância para outras festas cívicas.

Hoje em dia, por causa do feriado de Nossa Senhora da Aparecida e a festa em torno do Dia das Crianças, o dia do Descobrimento da América passa despercebido para maior parte da população brasileira.